Tags

, , , , , , , ,

Casar é fácil, mas manter um relacionamento estável é difícil. É uma maquina em que duas partes têm que andar em perfeito sincronismo pra poder funcionar, mas nem sempre elas estão nessa simultaneidade. Numa relação em que os dois têm responsabilidades e deveres, os obstáculos e os problemas que surgem podem dificultar uma união que dure muito tempo. A vida se torna chata e monótona, o que faz muitas pessoas, que vivem essa realidade, acabarem tendo casos extraconjugais, como uma escapada da rotina pra se sentirem vivos novamente.

Essa realidade parece estar presente na vida de Richard Sherman (Tom Ewell), um editor de livros casado e com filho que vivem no centro de Manhattan. Se ele era infeliz em sua união com sua esposa, não fica tão claro, mas a vontade dele em ter casos extraconjugais é evidente quando sua família vai viajar de férias e ele fica sozinho na casa, começando a se sentir livre, solteiro novamente. Ele começa a sentir uma tentação incontrolável por sua vizinha (Marilyn Monroe), uma jovem linda e sedutora que sonha em se tornar famosa, tentando conquistá-la em diversas situações inusitadas.

Entre sonhos e desejos, Richard começa a criar complexos de culpa, como a mulher descobrir a qualquer momento seu pequeno caso, muito cômicos e divertidos. O filme tem uma comédia muito agradável e, apesar de sofrer com cortes por causa da censura da época á cenas mais ousadas, com diálogos e cenas reduzidas, nunca se torna um humor ofensivo. As fantasias que Sherman tem em diversas partes da película com algumas mulheres presentes em sua vida, mas que seriam difíceis de conquistar, como a secretária do seu escritório, são delírios aprazentes que temos o privilégio de acompanhar.

É muito deleitável ver as questões sobre infidelidade e que surgem em sua mente, uma complexidade até meio obsessiva por parte dele, mas nunca se tornando séria demais, se adequando totalmente ao clima leve da película, tornando a comédia até em uma crônica suave sobre os pensamentos e obsessões de um homem casado a respeito de casos fora do casamento e ceder aos seus desejos com outra mulher, questionando seus valores morais. O momento em que a saia de Marilyn Monroe levanta com a saída de ventilação do metro é uma das cenas mais clássicas do cinema, de um encanto perceptível. Várias outras homenagens a outros filmes também estão marcando presença, como a fantasia de Richard na praia que homenageia “A um passo da eternidade” (1953) e a cena em que o mesmo olha no espelho e se vê um retrato de Dorian Gray questionando sua moralidade.

 Billy Wilder realizou aqui mais uma caprichosa obra em sua carreira brilhante, marcada por alguns dos clássicos mais influentes do cinema como “Crepúsculo dos deuses” (1950) e “Quanto mais quente melhor”(1959), em que faz outra parceria com Marilyn, proporcionando uma ótima comédia com sua direção segura e agradável. Sua adaptação da peça teatral para uma obra de cinema é satisfatória, talvez perdendo força com os cortes que o filme sofreu, mas que ainda tem seu brilho. Pra se ter uma idéia no nível dos cortes, a distribuidora Fox proibiu que Billy insinuasse que o casal tinha dormido junto, numa relação proibida, ou seja, um roteiro até que a frente de sua época conservadora.

Os atores foram bem escolhidos pro seus papéis, Tom Ewell, que apesar de irritar em alguns momentos, está bem e provoca risos em suas dúvidas confusas. Mas o verdadeiro destaque no elenco é Marilyn Monroe, é ela que dá vida a sua personagem e a torna tão amável, roubando todas as cenas em que está presente. A dupla de atores protagonistas contracenando dá a obra uma energia muito agradável, não é por nada que as melhores cenas do filme são aquelas que os dois estão atuando juntos.

Uma deliciosa comédia com charme e inteligência que ainda se mostra eficiente, prejudicada por sua época, mas beneficiada por sua genialidade, um marco saliente na carreira da musa Marilyn Monroe que conseguiu esbanjar todo seu carisma e de Billy Wilder que só reforça sua imagem de um dos melhores diretores de Hollywood.

Avaliação: 4/5

Anúncios